Crise ou falta de preparo?


Que a pandemia do Corona vírus bagunçou o mercado todos já estamos fartos de saber, mas, mesmo em meio ao caos, tem empresas lucrando!


O que as torna diferente das outras empresas que estão com dificuldades para vender e correm sério risco de fechar as portas?


Eu respondo: PREPARO.


E isto não significa investir muito dinheiro em conhecimentos específicos para tornar online o seu negócio, mas sim de olhar para os desafios e encontrar rapidamente uma solução - mesmo que seja apenas uma adaptação para o momento.


Você deve estar perguntando, mas como consigo ter esta percepção e estar preparado para encontrar as soluções para meu negócio? Esteja atento ao mercado.


Algo que todos os especialistas em mercado estão falando é a mudança no comportamento do consumidor. Não precisamos ser expert em comportamento humano para perceber esse movimento, bastar olhar para nossos próprios anseios.


Olha o que aconteceu comigo!


O início da quarentena na minha cidade, no final de março, coincidiu com o início das férias da minha assistente do lar, como eu precisava comprar um novo aspirador (já estava namorando um fazia algum tempo) decidi fazer uma última pesquisa a fim de realizar a compra.


Onde escolhi comprar? No site da Amazon.com - como tenho a assinatura prime alguns produtos não pagam frete 😀 - infelizmente para o produto que eu estava buscando não havia esta opção.


Depois de fechar o pedido era aguardar o recebimento. Consumidor ansioso faz o quê? Busca o rastreador para acompanhar de perto o dia que o brinquedo novo vai chegar!


Passado o prazo prometido, nada do produto. Comecei a ficar mais e mais ansiosa. Abri uma mensagem no site da Amazon e aguardei o vendedor responder. Sabe o que recebi? Apenas um link de rastreamento do pedido, mais nada. 😕


Pra resumir o meu drama de consumidor abandonado: depois de 3 mensagens no site da Amazon, 2 mensagens no site da transportadora, sem telefone de contato nem da empresa e nem da transportadora, abri uma reclamação no site reclameaqui.com.br - e foi a solução.


No final da história, havia um erro na emissão da nota fiscal, a transportadora não comunicou o vendedor ou a mim, e meu tão sonhado aspirador demorou 20 dias além do previsto para ser entregue.


O sucesso acontece quando a oportunidade encontra a preparação.

Esta empresa que vendeu o produto poderia ter processos eficientes de acompanhamento do pedido até o cliente, inclusive uma pesquisa de pós-venda. Eu garanto que ficaria encantada se alguém da empresa tivesse entrado em contato para informar que apesar de existir um problema com a nota fiscal eles já estavam providenciando a solução - antes de eu mesma buscar uma resposta.


Qual foi o resultado disso para a Amazon? Nenhum, ela é apenas uma vitrine. Para a transportadora? Mesmo que não tenha sido minha escolha, apesar de tudo foi quem respondeu a minha reclamação. E para o vendedor? Ganhou uma classificação ruim na vitrine e o relato de um consumidor insatisfeito que irá influenciar a decisão de outros consumidores.


Esteja preparado para encantar seu cliente.

  • Escute o que seu cliente fala.

  • Ofereça experiências incríveis, faça seu cliente ter a percepção que seu produto/serviço foi feito para ele.

  • Tenha um atendimento que faça seu cliente se sentir único e especial.

  • Sua venda não termina com o fechamento do pedido, acompanhe cada etapa, busque conhecer o sentimento do cliente inclusive com o uso do produto/serviço.

  • Procure conhecer na percepção do seu cliente o que pode ser melhorado


A crise do corona vírus obrigou muitas empresas a trabalhar de portas fechadas e algumas não conseguem nem isso.


Se a sua empresa ainda consegue fechar vendas, garanta que seus clientes fiquem encantados, isto irá fazer uma diferença enorme pois cliente encantado vira fã e irá lhe recomendar para outros clientes.


Por outro lado, se a sua empresa está completamente fechada e você não vê uma luz no fim do túnel, respira fundo e aproveita esse tempo para repensar o negócio, desespero não irá trazer soluções e nem ajudar a pagar as contas. Busque criar uma estratégia para sair do vermelho e voltar à ativa.



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