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Quais desafios você está enfrentando em sua empresa?

Atualizado: 30 de set. de 2022

Nos últimos anos muitas empresas, de todos os segmentos e tamanhos, tiveram algum ou muitos desafios. Algumas, inclusive, não conseguiram superá-los e tiveram que encerrar as atividades, gerando frustração e até desespero.


A maioria das pesquisas, que investigam a causa da mortalidade empresarial no Brasil, limita-se a levantar as estatísticas direcionadas aos 2 primeiros anos de existência de uma empresa, e todas mostram análise de dois ou mais anos passados.


Mas e o agora? E as empresas existentes há mais de 2 anos? O fato de sobreviver aos 2 primeiros anos de existência garante o sucesso empresarial?


2, 5, 10 anos, não importa o tempo de existência de uma empresa, os desafios existem, são mais ou menos os mesmos para todas, e atingem negócios de todos os tamanhos.


Principais desafios mapeados


1. Pouca capacitação dos donos ou gestores - Impressiona a quantidade de donos de negócios, ou até mesmos os gestores, que não buscam desenvolver habilidades e competências necessárias para a tomada de decisão eficiente. Alguns inclusive desconhecem o próprio mercado.


Conhecer a área em que está atuando ajuda o empreendedor a se prevenir de riscos e organizar melhor sua gestão, evitando muitas vezes erros que são gerados no controle intuitivo.

Qual foi a última vez que você participou de algum evento (feira, congresso, seminário, workshop, palestra, treinamento) direcionado a ampliação/atualização de seu conhecimento voltado para seu empreendimento?



2. Falta de Planejamento - É fato, a maioria dos novos empreendedores está tão focada na oportunidade de negócio, que não se preocupa em planejar antes de executar.

Infelizmente, isto acontece também nas empresas com mais de 2 anos de existência.

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta que deve ser aplicada na empresa todos os anos (ou a cada 2 anos). É ele que possibilita levantar de forma mais eficiente onde estão as oportunidades e ameaças para o negócio; quais as ações deverão ser executadas para potencializar os resultados; etc.


Um planejamento bem elaborado oferece aos gestores condições de tomar decisões mais assertivas e até mesmo enxergar possíveis problemas antes que eles ocorram.


A rotina operacional muitas vezes mascara situações que somente são percebidas quando já é tarde demais.


O melhor momento para consertar um telhado é quando está fazendo bom tempo.

3. Baixo conhecimento sobre os clientes - Seu produto ou serviço tem a capacidade de atender ou superar as expectativas de seus clientes?


Este tipo de informação só é possível quando a empresa tem mapeado seus clientes de forma assertiva, criando assim condições de uma melhor comunicação e direcionamentos corretos do marketing e vendas. Saber qual é seu público é fundamental.



Ter uma base de dados consistente e atualizada, utilizar um sistema para mapear as oportunidades (CRM) e treinar a equipe de vendas fazem parte das ações que devem ser executadas para ampliar o conhecimento de seus clientes.


4. Elevada carga tributária - A falta de planejamento tributário pode significar maior carga tributária, principalmente para o micro e pequeno empreendedor.

Importante ter assessoria contábil adequada. O recolhimento equivocado de um imposto pode significar problemas com o Fisco ou até mesmo desperdício de dinheiro.



Ter um sistema de gerenciamento pode facilitar esta gestão (ERP), existem diversos disponíveis - desde os mais simples e sem pagamento mensal até os mais completos com suporte de instalação e treinamento. Interessante fazer uma pesquisa para ver qual se adequa melhor à sua empresa.



5. Separar o que é pessoal e o que é da empresa - Este desafio é muito comum para as micro e pequenas empresas. Separar as finanças pessoais das finanças da empresa pode não ser fácil no início, mas se não for trabalhado com disciplina e responsabilidade é problema certo.


Ter uma retirada mensal e remunerar a si mesmo de forma consistente interfere positivamente nos resultados da empresa.


O controle do fluxo de caixa é item obrigatório para o sucesso.



6. Comunicação interna ruim - São diversos os fatores que ocasionam uma comunicação interna ruim, e a maioria é decorrente de falhas na gestão.

Os mais comuns são:

  • colaboradores inadequados para a tarefa (sem conhecimentos ou habilidades necessárias);

  • ausência de processos mapeados e claramente definidos (o funcionário irá desenvolver o trabalho do jeito que ele sempre fez, que pode não ser o correto);

  • falta de clareza nas tarefas e atividades solicitadas pela gestão;

  • inexistência de feedback gera comportamentos inadequados;

  • Liderança pouco desenvolvida.

Quem não se comunica, se trumbica (Chacrinha)

Conclusão

Estes desafios foram os que tiveram maiores incidências, mapeados pelas diversas pesquisas (SEBRAE, GEM, IBGE, FGV).


A falta de conhecimento dos gestores/empreendedores juntamente com a falta de planejamento são os principais vilões do resultado ruim e até mesmo do fechamento de empresas.


Investir em desenvolvimento pessoal faz parte dos investimentos necessários para a empresa crescer e gerar lucro. Não significa que os desafios não irão existir, mas você com certeza estará um pouco mais preparado para encontrar as soluções necessárias.


Precisa de ajuda para enfrentar os desafios na sua empresa? Entre em contato.



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